POLIFONIA
(ISSN 0104-687X: versão impressa/ISSN 22376844: versão eletrônica)
Qualis Nacional B1
Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Instituto de Linguagens/Universidade Federal de Mato Grosso
Fones: 0xx-65-3615-8408 – Fax: 3615-8418
Instituto de Linguagens/Universidade Federal de Mato Grosso
Fones: 0xx-65-3615-8408 – Fax: 3615-8418
CHAMADA DE ARTIGOS
ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Vol 19, nº25
Organizador: Prof. Dr. Dánie Marcelo de Jesus
Prazo para encaminhamento: até 26 de março de 2012
Proposta temática: Ensino e aprendizagem de línguas: letramentos
Descrição/objetivo: Nos últimos anos, profundas mudanças sociais, em decorrência das tecnologias de informações, vêm afetando a relação cotidiana entre as pessoas. Vivemos por aproximação, justaposição e/ou por deslocamento com outras culturas e povos. Ao mesmo tempo, somos impelidos por diversas manifestações linguageiras voláteis e instáveis. É comum em sala de aula, por exemplo, observamos alunos enviarem e-mails, escreverem mensagens, vivenciarem outros espaços paralelamente à sala de aula por meio da internet. Essas novas formas de letramento parecem sugerir novos contornos no cenário educacional. Assim, cada vez mais novas práticas letradas parecem impactar o ambiente escolar que configuram um lugar de multiplicidade de sentidos. Em decorrência dessas transformações, o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras tornaram-se fenômenos complexos. Nunca na história da humanidade as pessoas puderam utilizar instrumentos tecnológicos que permitissem que elas se comunicassem com diversos indivíduos espalhados no mundo. Diante dessa configuração, o tema Ensino e aprendizagem de línguas: letramentos, parece-nos uma questão oportuna para edição de 2012 da Revista Polifonia. Nesta publicação, procuraremos dialogar com pesquisas de diferentes vertentes a finalidade de entender a situação do ensino de língua estrangeira em diversos contextos, especialmente o público.
ESTUDOS LITERÁRIOS. Vol 19, nº26
Organizadoras: Prof.a Dr.a Divanize Carbonieri e Prof.a Dr.a Marinei Almeida
Prazo para encaminhamento: até 30 de maio de 2012
Proposta temática: Redes e fluxos das literaturas africanas e afro-descendentes
Descrição/objetivo: Trazer discussões acerca das produções literárias e culturais que surgiram do processo da colonização e da experiência pós-colonial nos países africanos, bem como da expansão dessa experiência histórica por meio dos diálogos transculturais, marcando sobremaneira a produção afro-descendente pelo mundo. Trata-se, portanto, de um número voltado para a investigação dos trânsitos dos repertórios literários, artísticos e culturais africanos e afro-descendentes, com o intuito de apreender redes e fluxos comunicativos de referências críticas sobre essas produções nos vários momentos da colonização e do período pós-colonial, empreendendo o desafio de localizar redes formadas por contatos tangíveis ou contingenciais de trocas ou de imposições, de impregnações ou de resistências, contatos esses que são sempre marcados pelo plural e pelo múltiplo.
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
A revista POLIFONIA publica artigos originais, em versão impressa e on line, nas áreas de Estudos Linguísticos e Literários, em português, inglês, francês e espanhol. Publicados os artigos, os autores terão direito a três exemplares da revista impressa. O conteúdo dos artigos é da inteira responsabilidade de seus autores.
Os artigos deverão ser preparados segundo as normas abaixo e submetidos no endereço http://www.revistas.ufmt.br/polifonia ou enviados, em arquivos anexos, para o e-mail polifonia@ufmt.br
Para artigos submetidos on line:
1. Os artigos devem ser digitados com o processador de texto MSWORD FOR WINDOWS, tamanho A4 (210 mm x 297mm), com título, sem o nome do(s) autor(es).
1.1. A identificação do autor será feita no próprio sistema, no momento da submissão à qual terá acesso apenas o editor, sob a política de avaliação “cega”.
1.2. Os artigos deverão ser revisados pelos próprios autores antes da submissão e em conformidade com o novo acordo ortográfico.
Para artigos enviados por e-mail:
1. Enviar, em ANEXO 1:
Os artigos devem ser digitados com o processador de texto MSWORD FOR WINDOWS, tamanho A4 (210 mm x 297mm), com título, sem o nome do(s) autor(es).
2. Enviar, em ANEXO 2:
Nome do autor e título do artigo
2. Os autores deverão colocar um breve curriculum ao final do artigo, informando instituição de origem, cargos acadêmicos, se o artigo resulta de projeto de pesquisa, se é financiado, entre outras informações que considerar relevantes e que tenham relação com o conteúdo do artigo.
3. Formatação do texto:
• Título do trabalho: em português, antes do Resumo e das Palavras-chave e, em inglês, antes do Abstract e Keywords. Usar maiúsculas e negrito, fonte Times, 12, centralizado.
• Dimensão do texto: deverá ter de 15 a 25 laudas. Espaço 1,5.
• Resumo: máximo de 08 linhas, seguido de 03 palavras-chave, ambas em português e inglês. O resumo deverá ser conciso, claro, coeso e completo, apresentando: 1. tema da pesquisa; 2. principais objetivos; 3. metodologia utilizada; 4. principais descobertas do estudo; 5. principais conclusões. Não inserir nomes de autores e datas no resumo. Atenção: seguir as mesmas normas para o Abstract.
• Títulos das seções e subseções: letra minúscula e negrito.
• Caso haja necessidade de destacar algum termo, no texto, fazê-lo em itálico.
• Citações: com três linhas ou mais, deverão ser recuadas em 4 cm da margem esquerda. Times New Roman, alinhamento justificado, espaço simples, fonte 11, sem itálico, sem aspas. Elas serão indicadas no corpo do texto por chamadas assim: (CHAUI, 2002, p. 57). Citação com até duas linhas: sem recuo, no próprio corpo do texto, entre aspas, seguida da indicação bibliográfica (CHAUI, 2002, p. 57).
• Citações em outras línguas (opcional): caso o autor queira fazer a tradução, esta deverá ser colocada em rodapé, antecedida pela expressão Tradução do autor.
• Notas explicativas: evitar notas de rodapé. Se necessárias, colocá-las ao final da página. Referências bibliográficas devem ser apresentadas no próprio texto. Ex: (ANDRADE, 1980, p. 7).
• Referências bibliográficas: usar só a palavra “REFERÊNCIAS”. Devem ser apresentadas nas referências somente aquelas obras que foram efetivamente citadas no corpo do texto. Quando citados no corpo do texto, os títulos das obras devem ser colocados em negrito.
As Referências devem ser colocadas em ordem alfabética ao final do texto, seguindo a NBR 6023.
Alguns casos de maior ocorrência:
LIVRO
GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência, para melhor identificar o documento:
GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
(Coleção Antropologia e Política, 15). ISBN: 85-228-0268-8.
Obras consultadas on line: colocar informações sobre o endereço eletrônico apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, prescedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.
ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.I.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/Navio_Negreiro.htm. Acesso em 10 jan.2002, 16:30:30.
ARTIGO EM PERIÓDICO
ANDRÉ, R.M.L.; LACERDA, P.O. O cão e o homem no romance Los perros hambrientos, de Ciro Alegria. Polifonia, Cuiabá, nº20, p.151-173, 2009.
CAPÍTULO DE LIVRO
SANTAELLA, L. A crítica das mídias na entrada do século 21. In: PRADO, J. L. A. (Org.) Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker Editores, 2002. p. 44-56.
TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO
BRAYNER, A R A; MEDEIROS, C.B. Incorporação do tempo em SGDB orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais...São Paulo: USP, 1994, p.16-29.
DOCUMENTO COM AUTORIA DE ENTIDADE
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Relatório da Diretoria - Geral: 1984. Rio de Janeiro, 1985, 40p.
ARTIGO E/OU MATÉRIA DE REVISTA, BOLETIM ETC EM MEIO ELETRÔNICO
RIBEIRO, P.S.G. Adoção à brasileira: uma análise sóciojurídica. Dataveni@, São Paulo, ano 3, n.18, ago.1998. Disponível em: <http://www.datavenia.inf.br/frame.artig.html > Acesso em: 10 set. 1998.
• São permitidas imagens. No caso de fotografias, deve-se anexar o nome do fotógrafo e autorização dele para publicação, além da autorização das pessoas fotografadas.