quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Revista Literatura e Autoritarismo

A Revista Literatura e Autoritarismo, sob a Coordenação Geral da Profa. Rosani Ketzer Umbach (UFSM), vinculada ao Grupo de Pesquisa "Literatura e Autoritarismo", publicará um volume sobre "Literatura, Autoritarismo e Violência no Brasil do Período Colonial" no primeiro semestre de 2012. Espera-se que haja contribuições que tratem do assunto sob a mais variada gama de abordagens, observando sempre o objeto literário como ponto de partida. Não só a questão colonial está em tela, com possível discussão da teoria pós-colonial, até mesmo no seu espaço de manifestação em relação à antiga metrópole, mas também o conjunto de mentalidades que norteou a exploração da terra brasileira, as relações com a Igreja Católica e os momentos de grave dificuldade de compreensão do contexto imperialístico de dominação da terra (particularmente na vida de brasileiros em Portugal). A proposição é que os artigos discutam a vida cotidiana da colônia, os ideais de vida terrena e de salvação religiosa, os procedimentos de regulação dos comportamentos dos mazombos, dos índios e dos escravos. De especial interesse será a abordagem dos textos românticos que idealizaram um país heróico e ético, mas que também revelam em si os paradoxos de uma vida permeada pelo autoritarismo e pela violência, onde caberá, sem dúvida, o estudo de gênero e também da afrobrasilidade.
Os artigos deverão ser enviados para os endereços eletrônicos:rzanel@terra.com.br ou correa.alamir@gmail.com até o próximo dia 15 de fevereiro.
A revista está indexada, em parâmetros internacionais, no Latindex:http://www.latindex.unam.mx/buscador/resBus.html?palabra=Literatura+e+Autoritarismo
&opcion=1&Submit=Buscar&exacta=on
.
O Dossiê, seguindo a política editorial da revista, aceitará trabalhos de professores, estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação.
As normas de publicação estão disponíveis em: http://w3.ufsm.br/grpesqla/revista/arquivos/norma.php.